Portal de Eventos Científicos em Música, 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE ICONOGRAFIA MUSICAL

Tamanho da fonte: 
Estudo da recomposição, regionalizações e significações organológicas do painel "Causa nostrae laetitiae" no convento de São Francisco em Salvador, Bahia
Wellington Mendes da Silva Filho, Pablo Sotuyo Blanco

Última alteração: 2018-07-29

Resumo


Nosso texto pretende expor uma descrição e análise iconográfica musical da obra Causa nostrae laetitiae, um painel retangular da primeira metade do século XVIII, que adorna a sala do Capítulo do Convento da Ordem Primeira de São Francisco em Salvador - Bahia. Oriundo de uma gravura europeia, este painel comporta peculiaridades que merecem um atento olhar musicológico, como o que denominamos ‘regionalização de elementos organológicos’, isto é, a substituição (ou adaptação) de instrumentos musicais presentes nos modelos pictóricos utilizados, por instrumentos familiares à realidade e aos costumes locais. Assim, a partir deste elemento aventamos hipóteses relativas a condicionamentos culturais daquele momento em Salvador - Bahia.

A lamentável escassez de documentação do período vem tornar a pesquisa de acervo iconográfico musical do século XVIII soteropolitano uma tarefa dificultosa. Contudo, consideramos que a riqueza do painel e do conjunto ao qual pertence, com sua carga de possíveis significações, não poderia passar despercebida a um olhar musicológico devidamente embasado nos conceitos analíticos de Erwin Panofsky. Assim, consideramos também que a mesma imprecisão de dados sobre as obras que viria a coibir maiores logros em nossa pesquisa, também nos autorizaria a tecer hipóteses, conforme o faremos no texto a ser apresentado, amalgamando um substancialíssimo cabedal simbólico, social e devocional, em torno do culto mariano.


Texto completo: PDF