Última alteração: 2025-05-25
Resumo
A presente pesquisa se propõe a analisar a iconografia das representações da figura do turco no teatro musicado francês do Antigo Regime, a partir da comédia-balé Le Bourgeois Gentilhomme (1670) e da ópera-balé L’Europe Galante (1697). Os principais objetos para a análise serão os registros visuais de alguns figurinos elaborados para estas produções, particularmente o do personagem mufti feito por Carlo Vigarani para Le Bourgeois Gentilhomme e as ilustrações de Louis-René Boquet para uma produção de 1766 de L’Europe Galante. Ao observar os elementos utilizados para compor os personagens turcos nas obras performáticas francesas dos séculos XVII e XVIII, objetiva-se compreender como estas representações podem ter contribuído para a construção de uma certa “iconografia musical do exótico otomano”.
A pesquisa pretende observar um possível diálogo entre estas imagens e o imaginário visual do turco encontrado em outras expressões culturais, como nas pinturas de Antoine de Favray ou nos relatos dos viajantes Laurent d'Arvieux e Jean de Thévenot. Desta forma, busca-se observar se o teatro musicado francês apresentou um diferencial no que diz respeito à construção visual do turco, ou se seguiu a mesma lógica de reprodução, considerando as convenções de representação do exótico turco no período.
Nesse sentido, inserida no eixo temático “Iconografia Musical em fluxo”, a comunicação pretende refletir sobre construções eurocêntricas, bem como os processos de circulação, apropriação e fixação de signos visuais vinculados ao Oriente, particularmente no que diz respeito à figura do turco como construção simbólica. Através de uma abordagem que articula a iconografia com os estudos sobre orientalismo e circularidade, fundamentados nas ideias de autores como Edward Said (1978) e Homi K. Bhabha (1994), a proposta analisa como certos códigos visuais (como turbantes e tecidos luxuosos) podem ter contribuído para cristalizar um repertório visual de alteridade, mas também revelar dinâmicas de reinterpretação e hibridação ao longo do tempo. Através dessa análise, o trabalho visa colaborar com os estudos da iconografia musical, articulando-os às pesquisas voltadas aos fluxos transculturais e aos processos de construção visual da alteridade dentro do campo performático.