Portal de Eventos Científicos em Música, 8º CONGRESSO BRASILEIRO DE ICONOGRAFIA MUSICAL

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Representações iconográficas dos instrumentos musicais na Magna Grécia: o aulos na pintura dos vasos ápulos do século V e IV a.C.
João Pedro Vitoriano Fabri

Última alteração: 2025-06-04

Resumo


Representações Iconográficas dos instrumentos musicais na Magna Grécia:

O aulos na pintura de vasos ápulos do século V e IV a.C.

João Pedro Vitoriano Fabri - joaopedrofabri@hotmail.com

Neste resumo para o 8º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical apresentarei um recorte do meu Trabalho de Conclusão de Curso, que  faz parte de uma pesquisa maior de um projeto desenvolvido pelo Professor Doutor Fábio Vergara Cerqueira, intitulado “Iconografia da música nos vasos italiotas e outros suportes (coroplástica, numismática, pintura mural e glíptica). Estudo do ambiente intercultural greco-indígena da Magna Grécia  no contexto dos processos de colonização e descolonização grega”, com o apoio do CNPq e da Fundação Humboldt. A fonte da pesquisa foi a pintura de vasos italiotas de tradição grega (ápulos, campânicos, lucânicos, paestanos) e siceliotas com representação de instrumentos musicais. Porém, este trabalho teve o objetivo específico de produzir um catálogo temático, em que são sistematizados os vasos ápulos, em particular os decorados com a técnica de figuras vermelhas, não incluindo os vasos ápulos na técnica sobrepintada ditos “di Gnathia”. Mais especificamente, o objeto de estudo deste trabalho é o instrumento de sopro grego conhecido como aulos. A primeira etapa de pesquisa foi o levantamento sistemático deste repertório iconográfico por meio da identificação visual de cenas constantes nestes vasos que continham representações do aulos. A segunda etapa consistiu na elaboração de fichas técnicas de identificação e descrição dos vasos pertinentes à região da Ápulia. Por fim, na terceira etapa, este material foi organizado sob a forma de um catálogo temático, que nos permitirá interpretar este material. Para organização do catálogo, o repertório de imagens contendo cenas com presença do aulos foi classificado em sete esferas temáticas, a saber: esfera cotidiana/doméstica; esfera amorosa; esfera artística/performática; esfera religiosa/ritual; esfera funerária; esfera dionisíaca e esfera mitológica. Além disso, dois vasos permanecem, até este momento da pesquisa, sem definição de sua esfera temática em razão de ser fragmentário.

Palavras-chaves: Magna Grécia, Ápulia, Iconografia musical, aulos e catálogo temático.



Palavras-chave


Iconografia musical; aulos; Magna Grécia; vasos italiotas; Ápulia