Portal de Eventos Científicos em Música, 8º CONGRESSO BRASILEIRO DE ICONOGRAFIA MUSICAL

Tamanho da fonte: 
Humanidades Digitais Aplicadas à Iconografia Musical: Um Panorama Metodológico
Luiz Naveda, Loque Arcanjo

Última alteração: 2025-05-29

Resumo


A iconografia musical problematiza a percepção, cognição e cultura de áreas complexas, nas quais som, música, gesto, representação e percepção visual de imagens interagem de forma historicamente situada. Tradicionalmente analisadas com êxito por métodos das humanidades clássicas, as imagens e suas relações passaram a ser revisitadas de formas radicalmente diferentes a partir do desenvolvimento de suportes computacionais capazes de tratar dados codificados em imagens, sons e notações, além da crescente disponibilidade de acervos digitais massivos. Esse contexto origina um campo de crítica e aplicação chamado Humanidades Digitais (ver BURDICK et al., 2020; SANTAELLA, 2021) a partir do qual esta proposta tenta articular um conjunto de contribuições que perpassam a musicologia, historiografia, iconografia e computação para discutir um panorama metodológico transdisciplinar. Neste trabalho, este panorama é tratado por meio de exemplos de representação de corpos humanos em atividades musicais, e interfaces latentes com uma diversidade de objetos de estudo iconográfico relacionados à música e atividades musicais. A partir de exemplos de análises de imagens históricas relacionadas à música e dança apresentamos um percurso de estudos com foco na identificação de posturas, gestos e padrões estéticos recorrentes (e.g.: Autores, 2024). Os métodos incluem processos de identificação de posturas em acervos visuais e gravações de movimento; análise das similaridades formais entre posturas-chave e sequências coreológicas; realização de entrevistas informadas com interpretações de corpos presentes em imagens; e cruzamento e visualização de dados em ambiente computacional, entre outros. Ao aplicar essas abordagens pretendemos evidenciar as possibilidades analíticas e problemas oferecidas por este horizonte epistemológico e contribuir para a consolidação de métodos aplicáveis à pesquisa em música, corpo e cultura visual.

 

BURDICK, A.; DRUCKER, J.; LUNENFELD, P.; PRESNER, T.; SCHNAPP, J. Um breve guia para as Humanidades Digitais. TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 21, 14 dez. 2020. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/teccogs/article/view/51727>. Acesso em: 13 maio. 2021.

Autores, 2024 - Omitido

SANTAELLA, L. O metabolismo digital das humanidades. Em: Humanidades digitais: performatividades na cultura digital. Goiânia: UFG, 2021.


Palavras-chave


iconografia, humanidades digitais, embodiment, metodologia