Portal de Eventos Científicos em Música, 4º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical & 2º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Sistemas de Informação em Música

Tamanho da fonte: 
A iconografia das práticas musicais das Bandas de música do Baixo São Francisco Alagoano: um paralelo entre o passado e o presente.
Nilton da Silva Souza, Pablo Sotuyo Blanco

Última alteração: 2017-06-09

Resumo


O Baixo São Francisco, região localizada entre os Estados de Alagoas e Sergipe,  desenvolveu-se econômica e culturalmente a partir da hidrovia do Rio São Francisco e da condição de entreposto comercial do Porto de Penedo, em Alagoas. No nosso estudo sobre as práticas musicais na região foram identificadas uma série de fontes visuais de grande interesse musicológico a partir das quais ampliamos o foco para incorporar a análise iconográfica. Este trabalho teve por objetivo analisar as práticas musicais a partir de fotografias das bandas de música do Baixo São Francisco Alagoano. Assim, partindo de autores como Chartier, Certeau e Burke, principalmente em suas abordagens sobre as práticas musicais a partir das noções de práticas culturais, a análise iconológica panofskiana veio permitir o presente enfoque paralelo entre o passado e o presente dessas práticas e sua possível contribuição para a disseminação da cultura de bandas de música na região. Mesmo compreendendo que os postulados dessa metodologia não são novos, este trabalho se propôs a contribuir com uma linha de estudos pouco explorada no meio acadêmico brasileiro ao tratar das bandas de música e da iconografia a ela associada. Aos efeitos deste trabalho, do total de cerca de cem imagens catalogadas em acervos particulares (de músicos, maestros, pesquisadores e familiares de músicos) em algumas cidades alagoanas como Penedo, Traipu, Pão de Açúcar e Piranhas realizamos um recorte cuja amostragem procura representar questões tais como grupos e práticas, que identificamos como importantes pela sua disseminação em toda a região pesquisada. As práticas musicais abordadas – analisadas a partir das fontes visuais – expressam um possível processo temporal dos grupos musicais na região, bem como também um registro histórico das bandas de música a elas associadas.


Texto completo: PDF