Apresentação
| Apresentação | |
| Pablo Sotuyo Blanco |
CONFERÊNCIAS
| Fuentes fotográficas para el estudio de la música popular del siglo XX: el caso de Chile | |
| Juan Pablo Gonzalez |
| Cataloguing through cooperation: the role of music librarians in creating a national union catalogue | |
| Stanislaw Hrabia |
PALESTRAS
| Simbolismo e tardo-modernidade da Europa à Amazônia: uma reflexão sobre imagens de cantores e personagens de óperas de Mascagni, entre os séculos XIX e XX | |
| Luciane Páscoa |
| A Iniciativa Legatum na pesquisa e na preservação digital de acervos audiovisuais e iconográficos | |
| Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva |
| A Lanterna Mágica: transferindo ópera e caricatura para o Rio de Janeiro | |
| Paulo Mugayar Kühl |
| Gloria, Laus: revisitando um estudo comparativo de fontes pr | |
| André Guerra Cotta |
MESAS REDONDAS IM
| A iconografia musical no acervo da Pinacoteca de São Paulo: a construção de uma identidade numa sociedade em transição | |
| Diósnio Machado Neto |
| Exame de fontes iconográficas em impressos musicais brasileiros do Século XIX | |
| João Berchmans Sobrinho |
| Caligramas iconográficos musicais – casos de iconografia litero-musical: Teócrito de Siracusa com o caligrama “Syrinx” e exemplos destacados dessa tradição | |
| Wellington Mendes da Silva Filho |
| Redes de subjetividades, imagem e presença: estudos qualitativos sobre a multiplicidade de imagens e de leituras sonoro-poético-reflexivas de mulheres | |
| Isabel Porto Nogueira |
| Sentimento nativista no Império do Brasil: entre a nova tradição iconográfica e a lenta construção de uma música nacional | |
| Alberto Pedrosa Dantas Filho |
| Orientalismo, exotismo e a representação visual do afro-ameríndio na ópera brasileira do século XIX | |
| Márcio Pascoa |
MESAS REDONDAS CI
| Modelagens para a descrição, tratamento e gestão da informação musical: RIC e LRM como propostas no e para o Brasil | |
| Beatriz Magalhães-Castro |
| Documentos iconográficos e musicais na Biblioteca Nacional: histórico, gestão e tratamento | |
| Luciana Grings |
| Ciclos vitais, informacionais e políticos (virtuosos ou corruptos) na documentação iconográfica e musical: do dogma à praxis | |
| Pablo Sotuyo Blanco |
| O tratamento arquivístico de documentos iconográficos e musicais: o impacto da Resolução nº 41 do Conselho Nacional de Arquivos | |
| Marcelo Nogueira Siqueira |
| Processamento técnico de partituras e registros sonoros: de AACR2 a FRBR e RDA | |
| José Augusto Mannis |
| A areia, a peneira e o diamante: critérios sobre a qualidade da informação recolhida na documentação musical | |
| Mary Angela Biason |
| Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM): histórico e planejamento para um ambiente de preservação e acesso a documentos musicais da Bahia | |
| Ricardo Sodré Andrade |
COMUNICAÇÕES IM
| A iconografia das práticas musicais das Bandas de música do Baixo São Francisco Alagoano: um paralelo entre o passado e o presente. | |
| Nilton da Silva Souza, Pablo Sotuyo Blanco |
| Huayno minero, el minero indígena y territorios de minería invisibles en Perú | |
| Jessica Ayre |
| Iluminuras medievais e iconografia musical: uma abordagem histórico-cultural | |
| Walmira Costa |
| Atlântico Negro: conexões percussivas diaspóricas | |
| Luciano da Silva Candemil |
| Arquivo Ronoel Simões: possibilidades para reconstrução de trajetórias e repertórios para violão | |
| Flavia Prando |
| Música e política: a criação de elementos musicais no espaço urbano da cidade de São Paulo durante a Primeira República (1889-1930) | |
| Rafael de Abreu Ribeiro |
| Joanna Funileira: Representações em torno da segunda ópera de Carlos Gomes | |
| Lenita Waldige Mendes Nogueira |
| Da cultura popular ao erudito: A ascensão da viola caipira no Brasil em uma trajetória monológica a uma possível polifonia | |
| Lucas Guilherme Schafhauser, Angela Maria Rubel Fanini |
| O jovial Antonio Rodil, segundo Sigurta. Interpretação iconológica da gravura existente no Museu Nacional de Soares dos Reis | |
| Arley Rodrigues, Márcio Páscoa |
| O Ostensório e o Coro angélico nos fragmentos de pintura do teto da sacristia da antiga Sé Primacial do Brasil | |
| Belinda Maria De Almeida Neves |
| Memórias de imagem e som: a iconografia musical do acervo Christiano Câmara. | |
| Alef James Braga Fonseca, Luciana Rodrigues Gifoni |
| Música e história em Boa Vista: uma revisão a partir de fontes bibliográficas | |
| Gustavo Frosi Benetti |
| PARDO, MÚSICO E MILICIANO: Dionísio Antônio Gomes de Sá e sua busca por inserção social no Recife (séculos XVIII-XIX) | |
| Luiz DOMINGOS Nascimento Neto |
| A flauta doce nas artes visuais: imagens e representações de um instrumento musical | |
| Luciana Rodrigues Gifoni |
| REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NA MÚSICA: ESTUDO ICONOGRÁFICO DO QUADRO ALEGORIA ÀS ARTES DE LÉON PALLIÈRE (1823-1877) | |
| Tharine Cunha de Oliveira, Luciane Viana Barros Páscoa |
| Menina ao Piano de Aurélio de Figueiredo: indícios de um círculo artístico-musical | |
| Keyla Morais da Silva Martinez, Luciane Viana Barros Páscoa |
| Basílica de Nossa Senhora da Penha de Recife: seu estilo e suas iconografias musicais | |
| Amarilis Rebuá de Mattos |
| As fontes visuais da Banda de Música Maestro Wanderley da Polícia Militar da Bahia | |
| Pamela Amorim Brandão, Pablo Sotuyo Blanco |
| As caricaturas da cena musical de Belém na revista A Semana Ilustrada (1887-1888) | |
| Raúl Gustavo Brasil Falcón, Luciane Viana Barros Páscoa |
| Estudo de textura musical por meio de representações visuais do som | |
| Christian Perrotta, Pablo Sotuyo Blanco |
| Música patriótica no Brasil: um olhar iconográfico | |
| Marcos da Cunha Lopes Virmond, Lenita Waldige Mendes Nogueira |
| O Griô e o escritor: estórias e histórias. Representações e iconografias | |
| Rosane Prudente Thioune |
| Violoncelo piccolo a 4 e 5 cordas: uma análise através das fontes iconográficas históricas | |
| Edoardo Sbaffi |
| A música nos estudos de artes na Universidade Federal da Bahia: Estudo de caso no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | |
| Alda Lima da Silva |
| O título como transformador da obra de arte abstrata em iconografia musical | |
| Amanda Oliveira Gama e Narici |
| A linguagem da performance ritual indígena na tradição nordeste | |
| André Luis Oliveira Pereira de Souza |
| A iconografia da música executada em estuque na cidade de Pelotas-RS | |
| Fabio Galli Alves, Cristina Jeannes Rozisky, Carlos Aberto Avila Santos |
| Fotografia de cena: uma interpretação iconológica da encenação de L'Elisir d'amore em Manaus/1999 | |
| Eva A O I L S Maia Miranda |
| Mapas Sonoros e a Iconografia transtextual | |
| André Luis Oliveira Pereira de Souza |
| Guilherme de Mello: um estudo biográfico a partir de fontes documentais | |
| Gustavo Frosi Benetti |
| Aspectos relativos à pesquisa sobre a vida e obra de Agenor Aluísio Gomes e do projeto a "Hora da Criança" | |
| Moisés Silva Mendes, Wellington Mendes da Silva Filho |
| Sinestesia Constitutiva e Notação Musical: Questões sobre percepção e significado na representação gráfica da música | |
| Eduardo Sola Chagas Lima |
COMUNICAÇÕES CI
| Biblioteca e Arquivo Odilio Urfé do Museu Nacional da Música: a fim de preservar e divulgar o património musical cubano | |
| Yohana Ortega Hernández |
| O arquivo como lugar da memória: documentos do Quinteto da Paraíba | |
| Ana Claudia Medeiros de Sousa, Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira |
| Memorável Samba | |
| Jair Martins de Miranda |
| Documentos musicográficos do Acervo Pe. Jaime Diniz: uma reflexão sobre as fontes musicais reunidas na Biblioteca José Antônio Gonsalves de Mello | |
| Wheldson Rodrigues Marques |
| Coleção HJK: a organização dos manuscritos de Hans-Joachim Koellreutter | |
| Lourdes Regina Porto |
| O SICIM: uma aplicação tecnológica para uma melhor classificação organológica | |
| Pedro Ivo Araújo, Pablo Sotuyo Blanco |
| Diplomática: um estudo de marcas d´águas a partir de acervos musicais | |
| Walmira Costa |
| Documentação musical: nova proposta de descrição de partituras com foco no usuário | |
| Sarah Lorenzon Ferreira |
| Disponibilidade de catálogos de obras de compositores brasileiros | |
| Rosana Lanzelotte, Nívia Zumpano |
| Compilação e interpretação de códigos musicais em Braille no sistema computacional Musibraille. | |
| José Antonio dos Santos Borges, Marcolino Matheus de Souza Nascimento, Dolores Tomé |
| O Arquivo musical da Banda de Música Maestro Wanderley da Polícia Militar da Bahia | |
| Pamela Amorim Brandão, Pablo Sotuyo Blanco |
| Competência em informação em bibliotecas especializadas: uma análise do perfil do bibliotecário de biblioteca especializada em música | |
| Maria Rita de Oliveira Araújo |
| As fotografias de Curt Lange: Apresentação da subsérie 8.1 - Fotografias do Acervo Curt Lange - UFMG | |
| Amanda Pamela Santos Gomes |
| Acervo de documentos musicográficos em processo no Arquivo Nacional | |
| Thiago de Oliveira Vieira, Pablo Sotuyo Blanco |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .