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Documentos musicográficos do Acervo Pe. Jaime Diniz: uma reflexão sobre as fontes musicais reunidas na Biblioteca José Antônio Gonsalves de Mello
Wheldson Rodrigues Marques

Última alteração: 2018-07-30

Resumo


Neste texto discorremos sobre a Série 2 - Documentos Musicográficos, do Acervo Pe. Jaime Diniz, preservado na Biblioteca José Antônio Gonsalves de Mello, no Instituto Ricardo Brennand. Trata-se de um relato de experiência de trabalho em andamento. Propomos uma reflexão sobre possíveis problemas relacionados à organização de acervos documentais que abrigam fontes musicográficas manuscritas. Tratamos de uma amostragem das fontes procedentes das atividades do musicólogo Jaime Cavalcanti Diniz, entre conjuntos cujo exame anterior indicou autoria não identificada com relação às obras registradas (Mandatum a 4) e documentos com música atribuída por Diniz (não sem problemas) ao compositor Luís Álvares Pinto (Mandatum a 4 vozes, Miserere para os Sermões da Quaresma e Motetos para os Sermões da Quaresma). Tomamos estes casos como exemplos de como o exame das fontes pode redesenhar o arranjo da série. Compreendemos que a experimentação e aplicação de métodos de organização documental deve ser colocada em prática junto à investigação sobre as narrativas históricas a que as fontes se reportam, ou que sugerem. Com isso, procuramos apresentar resultados parciais obtidos no decorrer do processo de identificação, análise, classificação e descrição destes documentos em diálogo com o cotejo de informações sobre a produção musical, também produzidas a partir dos rastros que permanecem na referida biblioteca. Mas não apenas isso. Debruçamo-nos sobre os problemas do acervo, na perspectiva da arquivologia musical, na intenção de reunir e dar sentido aos fragmentos e construir redes de interpretação, o que, a partir da própria documentação, torna-se então etapa imprescindível no esforço de dar (um outro) sentido e função social ao arquivo e às consequentes narrativas a serem elaboradas através de sua consulta.


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