Portal de Eventos Científicos em Música, 5º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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Bordalo e Gomes: caricatura e política em Lisboa
Marcos da Cunha Lopes Virmond

Última alteração: 2020-04-11

Resumo


Política e música sempre tiveram ligação prévia ou posterior ao evento composicional. A circulação social do compositor se dá, em diferentes proporções e da mesma forma, pelos entornos políticos e sociais do meio que habita. A caricatura, cuja etimologia refere-se ao excesso, procura exatamente ressaltar expressivamente as características do indivíduo e dos fatos que os envolvem. Dotados de peculiar habilidade artística no traço e verve satírica na fixação excessiva dos detalhes característicos e, portanto, caricaturais dos tópicos que representam, esses artistas do desenho provém de antiga linhagem e se afirmaram particularmente no século XIX, quando a fotografia ainda não se apresentava como tecnologicamente fácil de reprodução nos periódicos. Certamente, o alto valor de conteúdo simbólico que incluem em suas caricaturas faz com que, mesmo no século XXI, sua presença seja bem-vinda e constante nos jornais, ainda que, como visto, não na expressiva proporção de épocas passadas. Rafael Augusto Bordalo Pinheiro (1846-1905), português, foi caricaturista, literato e professor, que, com seu traço pessoal inconfundível e refinado, levou a caricatura portuguesa a níveis de elevada qualidade artística. Produziu vasta iconografia, particularmente em temas da política europeia e portuguesa e percorreu sagazmente a esfera social, particularmente como a criação de seu conhecido personagem "Zé povinho". Carlos Gomes, o ilustre compositor brasileiro, teve, curiosamente, poucas relações lusitanas. Entretanto, uma delas ocorre exatamente na interseção do final de sua vida com eventos políticos de relevo envolvendo Brasil e Portugal em 1895, traduzida e comentada iconograficamente com fina ironia e repleta de conteúdo por Bordalo. Esta comunicação busca discutir os diversos níveis de interação entre Bordalo e o compositor Carlos Gomes, no intuito de aprofundar a compreensão da iconografia musical que os vincula através dos eventos políticos que utilizaram o compositor com vistas a retomada dos vínculos entre os dois países, então estremecidos.

 


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