Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

CONFERÊNCIAS

Funtes iconográficas y actividad musical en la periferia: un caso latinoamericano (1780-1820)
Egberto Bermúdez
La imagen de “la música de santos deseos y obras virtuosas”: fuentes iconográficas en el estudio del ideario musical de la Nueva España
Evguenia Roubina Milner

PALESTRAS

Gestão, organização, preservação e acesso de documentos iconográficos e audiovisuais relativos à música no âmbito da Resolução nº 41 do Conselho Nacional de Arquivos
Marcelo Nogueira de Siqueira
A posição social do artista em Florença no fim do século XVII a partir das obras de Anton Domenico Gabbiani (1652-1726) para a vila de Pratolino
Marcio Pascoa
A cítara retangular, a harpa e o sistro na iconografia dos vasos ápulos: aspectos morfológicos, sociais e simbólicos
Fábio Vergara Cerqueira

MESAS REDONDAS/PAINEIS

“Os Hidraulos Vitruvianos”: a representação do órgão hidráulico nos Tratados de Arquitetura entre os séculos XVI e XIX.
Marcos Tognon
Imagens e narrativas sobre artistas em trânsito na Amazônia: tradição iconográfica e cultura visual entre os anos de 1880 a 1910
Luciane Viana Barros Páscoa
Musicologia e Iconografia musical: estudos iconográficos em impressos musicais e a representação de elementos identitários na música brasileira
João Berchmans Sobrinho
Imagem e representação: estudo sobre a iconografia do São Francisco músico de Penedo (AL)
Nilton da Silva Souza
O nu e o vestido: o corpo nas representações iconográficas musicais brasileiras e desdobramentos da semana de 22
Beatriz Magalhães-Castro
Entre a ortodoxia e o pragmatismo no estudo da Iconografia Musical no Brasil
Alberto Pedrosa Dantas Filho
A autoetnografia revelando lugares de escuta na Zona Leste de São Paulo: um estudo pela Iconografia Musical
Diósnio Machado Neto
Diálogos entre as artes e a religiosidade: representações de instrumentos musicais na produção brasileira
Maria José Spiteri
Iconografia Musical, Arqueologia e transversalidades
Wellington Mendes da Silva Filho
Elementos ornamentais na escultura e na música
Mozart Alberto Bonazzi da Costa
Iconografia Musical e informação: aspectos transversais em discussão
Pablo Sotuyo Blanco
A iconografia musical na arte grotesca: um estudo para exposição
Mary Angela Biason
Informação relativa à música em documentos iconográficos na Base de Dados RIdIM-Brasil: dados e metadados em redes
Pedro Ivo Vieira e Assis Araújo
A Escola de Belas Artes da Bahia e seu acervo iconográfico: aspectos históricos
Anderson Marinho da Silva
A criação/produção de gravuras iconográficas musical na EBA-UFBA: razões, recursos e resultados
Evandro Sybine
As vinhetas instrumentais impressas na Tipografia de Serva e as redes de sociabilidade na Bahia (1811-1846)
Pablo A. Iglesias Magalhães

COMUNICAÇÕES

Da iconografia musical à armação de gala: Miguel Dutra e a produção musical sacra durante os oitocentos.
Silvana Meirielle Cardoso
O mulato que escureceu: a transformação iconográfica do Padre José Maurício Nunes Garcia através dos séculos
Pedro Razzante Vaccari
O projeto editorial A música em Roraima: um estudo das imagens
Gustavo Frosi Benetti
Usos e omissões de instrumentos negros na formação da música brasileira dita popular: um estudo iconográfico
Flávio Vieira da Cunha Silva
Análisis de fotografías de organilleros germánicos de comienzos del siglo XX. Aproximación iconográfica al surgimiento del chinchinero en Chile
Agustín Ruiz Zamora
Iconografia dos instrumentos musicais na Magna Grécia: o testemunho do sistro ápulo
Eduardo Christmann, Fábio Vergara Cerqueira
Bordalo e Gomes: caricatura e política em Lisboa
Marcos da Cunha Lopes Virmond
AS MULHERES NA ICONOGRAFIA MUSICAL RELATIVA À BAHIA
Amanda Oliveira Gama e Narici, Pablo Sotuyo Blanco
CECILIA AO SENHOR CANTAVA:A PINTURA DE SANTA CECÍLIA NA CATEDRAL BASÍLICA DE SÃO SALVADOR
Belinda Maria De Almeida Neves
“O JOGO DO CRIADOR”: A transformação da Música em Artes Visuais através da Gravura
AUGUSTO CAYMMI FERREIRA
A relação harmônica das artes visuais com a imagem de uma orquestra sinfônica, através de seus cartazes de divulgação
Augusto Caymmi Ferreira
Saudade: territórios para uma iconografia semio-musical.
Cleisson Melo
Iconografia no acervo de música paranaense da Escola de Música e Belas Artes do Paraná: rede de sociabilidade e o projeto de construção da identidade paranaense.
Charlene Neotti Gouveia Machado
O todo e o detalhe: reflexões sobre o uso de imagens na pesquisa sobre rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro
Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Jusamara Souza
Arqueomusicologia: das flautas a arqueologia musical brasileira
Giusepe Augusto Araujo
Em Busca de Osíris: formas cênicas e espetaculares na iconografia musical do Antigo Egito
Lucia Gomes Serpa
Emygdius scripsit: Iconografia em manuscritos musicais do Museu Carlos Gomes
Lenita Waldige Mendes Nogueira
A iconografia musical de Bajado na Fundação Joaquim Nabuco
Albertina O. Lacerda Malta
A iconografia musical na obra de Chico Liberato
João Riso Souza Liberato de Mattos
Lord of Hell: uma análise da relação entre elementos iconográficos de um videoclipe e a prática musical da banda Vomer
Tiago de Quadros Maia Carvalho
Departamento de Patrimônio Histórico de Roraima: Estudo preliminar do acervo iconográfico musical
Áquilas Torres de Oliveira, Gustavo Frosi Benetti
Catalogação da iconografia musical na obra gráfica de Aurélio de Figueiredo
Beatriz Silva Lourenço
Atividades musicais na cidade de Formiga/MG durante o século XX: Uma análise a partir de fontes iconográficas
Vinícius Eufrásio, Edite Rocha
Música pós-sonora: Reflexões epistemológicas sobre a iconologia e o fato musical, no “neo-conceptualismo musical”, dos anos 2004
Christiane Hauschild
A fotografia na construção da memória de Escolas de Música: o Acervo do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia
Samuel Alexandre Alves de Lima, Lilia Neves Gonçalves
AS CARICATURAS DA CENA MUSICAL DE BELÉM NA REVISTA A SEMANA ILUSTRADA, SOB O TRAÇO DE CRISPIM DO AMARAL E MANUEL DO AMARAL(1887-1888)
Raúl Gustavo Brasil Falcón, Luciane Viana Barros Páscoa
“Presas de elefante arranjadas para soar”. A iconografia como fonte de informação sobre a incorporação das cornetas africanas de marfim em coleções europeias. (séculos XVI e XVII)
René Lommez Gomes
Distribuição da Orquestra no fosso do teatro Valdemar de Oliveira a partir de fontes iconográficas
Sérgio Deslandes
A iconografia musical nos painéis das ruas de João Pessoa/PB: olhares transversais da cultura popular
Amarilis Rebuá de Mattos
CURT LANGE NO ACERVO CURT LANGE-UFMG: A DIMENSÃO AUTOBIOGRÁFICA DE SUAS FOTOGRAFIAS
Amanda Pamela Santos Gomes
A iconografia de Xisto Bahia: considerações iniciais
Luciano Caroso
Catálogo de Iconografía Musical Española de AEDOM
Gorka Rubiales Zabarte
Asociación Española de Documentación Musical (AEDOM): Organización y actividades
Gorka Rubiales Zabarte, María Teresa Delgado Sánchez

Creative Commons License
Este trabalho está sob a licença Licença Creative Commons Attribution 3.0.