Portal de Eventos Científicos em Música, 6º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical

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Fotografias do Acervo Pe. Jaime Diniz: uma proposição de tratamento informacional por meio da análise documentária
Wheldson Rodrigues Marques

Última alteração: 2021-08-17

Resumo


Neste texto apresentamos discussão em caráter introdutório sobre a série de fotografias que integram o Acervo Pe. Jaime Diniz. Este acervo está atualmente sob a responsabilidade da Biblioteca José Antônio Gonsalves de Mello, no Instituto Ricardo Brennand, instituição custodiadora localizada na zona Oeste da cidade do Recife. Espécies documentais relevantes como fontes e, também, como possíveis objetos de pesquisa, as fotografias constituem verdadeiros testemunhos e contribuem para recompor, compreender e questionar as trajetórias e relações humanas em sua diversidade e complexidade. Permitem, assim, a leitura de fragmentos da realidade e do cotidiano e de suas representações, vazadas ou não de intencionalidades, das performances sociais e, no caso específico do Acervo Pe. Jaime Diniz, das performances culturais religiosas e musicais. Nesse sentido, as fotografias, enquanto documentos que podem ser estudados em seus aspectos históricos e simbólicos, possibilitam identificar, reconhecer e problematizar, na trajetória de Jaime Diniz, expressões e afirmações de seus papeis sociais, as relações dos espaços físicos com os lugares sociais e de representação cultural por ele frequentados e/ou ocupados, os quais desejou ou não apresentar e conservar de si. Todavia, as fotografias do acervo em questão não foram ainda objeto ou instrumento auxiliar para qualquer investigação desde que foram adquiridas em conjunto com os demais documentos pela atual entidade custodiadora, em 2002. Elas sequer têm sido consultadas pelos pesquisadores mais especificamente interessados nos documentos que provêm das atividades do padre Jaime Diniz, ficando o interesse mais frequentemente voltado para a consulta dos documentos musicográficos, principalmente as partituras e partes cavadas manuscritas, e, com menor ênfase, para os seus livros, cartas e programas de eventos. Consideramos que uma das causas - e certamente a principal - para essa ausência de consulta é o fato de que essas fontes não receberam qualquer nível de tratamento para além de uma identificação geral e reunião em decorrência da evidência de seu tipo documental. Propomos, assim, uma avaliação das características dessa documentação como condição para a sua organização, conservação e posterior disponibilização em reproduções digitais. Discutimos, portanto, caminhos possíveis para o estabelecimento dos procedimentos necessários à sua quantificação e identificação abrangente, a fim de gerar as condições adequadas para a produção de um guia geral de fontes. Com isso, esperamos realizar um primeiro movimento no sentido de tornar esses documentos disponíveis e acessíveis para o campo da pesquisa científica, o que inclui investigações de caráter histórico-musical. 


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