Conferência Inaugural
| Visualizando a história da ópera: www.carmenabroad.org | |
| Clair Rowden |
Palestras
| Marcadores culturais na Iconografia Musical no Brasil | |
| Pablo Sotuyo Blanco |
| O Grupo Pioneiro e a música: estudo sobre a iconografia dos pintores Eufrônio, Eutímides e Fíntia | |
| José Geraldo Costa Grillo |
| A arte enquanto documento: a iconografia musical e a obra de Carybé | |
| Maria José Spiteri Tavolaro Passos |
Mesas Redondas
| A atuação de Pauline Viardot como Orfeu na versão de Berlioz da ópera de Gluck e seu impacto nas artes visuais | |
| Luciana Lourenço Paes |
| Estudo iconográfico em edições musicais quinhentistas: O caso das letras capitulares nas Istitutioni Harmoniche de Gioseffo Zarlino (1558) | |
| Maya Suemi Lemos |
| Reflexos do baile: representações da dança nas artes brasileiras em princípios do século XX | |
| André Tavares |
| Ícones, musicares e folias de reis: teias de associação na experiência ritual | |
| Suzel Ana Reily |
| Análise do tratamento iconográfico na discografia maranhense: entre a tradição e a modernidade musicais | |
| Alberto Pedrosa Dantas Filho |
| Entre os Tikmũ’ũn e os Yãmĩyxop. Cinema e produção de imagens no registro e tradução dos cantos | |
| Rosângela Pereira de Tugny |
| Um arquiteto da música: notas sobre a obra de Miguel Dutra na São Paulo do Oitocentos | |
| Marcos Tognon |
| Iconografia da música nos cemitérios brasileiros: a recepção dos instrumentos musicais da Antiguidade grega nos monumentos funerários | |
| Fábio Vergara Cerqueira |
| A representação de instrumentos musicais na escultura ornamental entre os séculos XVII e XVIII | |
| Mozart Alberto Bonazzi da Costa |
| Considerações sobre a montagem de Il Guarany de Carlos Gomes no IV Festival Amazonas de Ópera | |
| Luciane Páscoa |
| Revendo o legado de José Cândido da Gama Malcher (1853-1921) no centenário de seu desaparecimento: os figurinos de Luigi Bartezago (1820-1905) para a ópera Bug Jargal (1890) | |
| Marcio Pascoa |
| Os camarotes e seus espaços | |
| Paulo Mugayar Kuhl |
Comunicações
| La aventura marítima de Arión: mito y realidad | |
| María Isabel Rodríguez López |
| O Mistério de Osíris: Elementos cênicos nos Festivais do Antigo Egito | |
| Lucia Gomes Serpa |
| A representação de danças acompanhadas em pintura rupestre: um estudo crítico de caso brasileiro | |
| Giusepe Augusto Araújo, Pablo Sotuyo Blanco |
| “Ouvide agora senhores, uma história de pasmar” – A música na “Nau Catrineta” de Almada Negreiros | |
| Cláudia Sofia Pinto Sousa |
| A iconografia musical em Frida Kahlo: o caso do quadro "Autoretrato com cabelo cortado" (1940) | |
| Fernanda Guerra Silvestrim, Luciane Viana Barros Páscoa |
| Sonatas, sinfonías y ensoñaciones musicales: mujeres al piano y correspondencias artísticas en el simbolismo | |
| Ruth Piquer Sanclemente |
| Sons Imaginados: Inscrevendo eventos acústicos em gravuras na obra “Poemas Sem Palavras” de Wassily Kandinsky | |
| Marcus Mota |
| Corporalidade e humor nas capas das gravações sonoras comerciais (1992-2017) de Alejandro García Villalón “Virulo”. | |
| Pablo Alejandro Suárez Marrero |
| Storytelling nas capas de discos de Charles Aznavour | |
| Heloísa de Araújo Duarte Valente, Roberto Bispo dos Santos |
| Minas Geraes: o que há por trás das capas? | |
| Heloísa de Araújo Duarte Valente, Matheus Barros de Paula |
| Capas de disco, uma performance gráfica: um estudo dos long-plays de canções francesas na década de 1970 | |
| Fedro Leal Fragoso, Heloísa de Araújo Duarte Valente |
| Kind of Blue e Kind of Choro: representações de pontos de escuta e do lugar do músico | |
| Pablo Garcia Costa, Beatriz Magalhães-Castro |
| A iconografia de escutas musicais na cidade de Uberlândia-MG: reflexões sobre os espaços sociais da prática musical | |
| Samuel Alexandre Alves de Lima, Lilia Neves Gonçalves |
| O espaço de expressão do piano nas salas de concerto do complexo Espaço Cultural e Escola Técnica de Artes da UFAL: um estudo a partir da iconografia da performance musical. | |
| Nilton da Silva Souza |
| A representação de espaços de apresentação musical na Base de Dados RIdIM-Brasil | |
| Pedro Ivo Vieira e Assis Araújo, Pablo Sotuyo Blanco |
| O exótico Brasil no imaginário da Casa Lucca | |
| Lucas D'Alessandro Ribeiro, Marcos da Cunha Lopes Virmond |
| O iemoto sēido do Koto desterritorializado | |
| Mateus Hayasaka, Marcos da Cunha Lopes Virmond |
| Leopold Sédar Senghor e Mateus Aleluia: o imaginário em Koumba Tâm | |
| Valquíria Alexandre Câmara, Beatriz Magalhães-Castro |
| Representaciones del siku: un contraluz entre análisis iconográfico y organológico de instrumentos de tubos verticales en el área de Tarapacá | |
| Agustín Ruiz |
| A autoetnografia revelando lugares de escuta na Zona Leste de São Paulo: um estudo pela Iconografia Musical | |
| Diósnio Machado Neto |
| Iconografia Musical no Brasil nas caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro (1875-1879): espaço de experiência e sensibilidade política | |
| Gilberto Vieira, Luzia Aurora Rocha |
| Violeiro: reflexão sobre representação e imaginário | |
| Cleisson Melo |
| Transitando entre imagens, músicas e história: A “Série Partituras para Acordeon e Harmônio”, Coleção Conservatório de Música da UFG, Laboratório de Musicologia Braz Wilson Pompeu de Pina Filho (LABMUS - EMAC / UFG) | |
| Ana Guiomar Rego Souza, Danilo Ribeiro da Silva Miranda |
| Cornélio Pires e sua Turma Caipira: a iconografia musical dos discos do Selo Vermelho | |
| Carlos da Veiga Feitoza, Beatriz Magalhães-Castro |
| Iconicidade em música ubíqua | |
| Brendah Freitas, Carlos Mario Gómez Mejía, Marcos Thadeu de melo, Marcello Messina, Ivan Simurra, Damián Keller |
| Lettera Amorosa - a revolução maneirista: a ambientação visual de um concerto que versa sobre o universo estético do maneirismo artístico | |
| Augusto Caymmi, Rafael Luis Garbuio |
| A linguagem técnica como iconografia da engenharia de áudio: uma abordagem sobre o valor estético sonoro agregado no "input list", mapa de palco e "rider" técnico | |
| Ralmon Sousa Pereira |
| Imagem, Música... Audição: Desafios patrimoniais na materialização do som na Colecção da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça | |
| Luzia Aurora Rocha, Nuno Prates |
| Desafios do Museu Virtual de Instrumentos Musicais no ciberespaço | |
| Adriana Olinto Ballesté, Ana Cristina Valentino, Álea de Almeida |
| Fotografias do Acervo Pe. Jaime Diniz: uma proposição de tratamento informacional por meio da análise documentária | |
| Wheldson Rodrigues Marques |
| Olhar Patativa do Assaré: representações do mítico sertão-gênese | |
| Myrlla Muniz Rebouças, Beatriz Magalhães-Castro |
| Do Lombo do Cavalo ao Desfile Cívico: espaços e representações na atuação da Corporação Musical Santa Cecília – Itabirito/MG | |
| Filipe Nolasco, Edite Rocha |
| A Folia do Divino de Planaltina em sua iconografia: da fé às imagens | |
| Givas Demore, Beatriz Magalhães-Castro |
| Todo Carnaval tem seu fim: registros iconográficos dos foliões na cena musical novecentista de Formiga (Minas Gerais) | |
| Vinícius Eufrásio, Edite Rocha |
| Luiz Gonzaga: Figuras do cotidiano imagético musical do compositor em capas de disco. Uma iconografia musical do afeto. | |
| Elizabeth Maria Carneiro |
| A iconografia da figura humana de Xisto Bahia: análise de retratos e gravuras | |
| Luciano André da Silva Almeida |
| Luigi Bartezago, Carlos Gomes, Paschoal Musella e Morena | |
| Marcos Virmond, Lenita Waldige Mendes Nogueira |
| A iconografia musical nas partituras do compositor Valdemar de Oliveira e sua classificação nos gêneros considerados à época como populares e eruditos | |
| Sérgio Deslandes, Armindo Ferreira |
| Análise sobre a iconografia presente na Tese de Doutoramento intitulada Musicotherapia de Valdemar de Oliveira da Faculdade de Medicina da Bahia em 1924 | |
| Sérgio Deslandes, Ítalo Fernandes da Silva |
| A invenção da brasilidade musical: racialização dos aspectos iconográficos da música brasileira. | |
| Jonatha Maximiniano do Carmo, Loque Arcanjo Junior |
| “Ver e ouvir” a banda: a investigação videográfica em diferentes contextos de atuação da Corporação Musical Cachoeira Grande (MG) | |
| Ana Carolina Malaquias Pietra, Edite Rocha |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .